top of page

Em tempos de pandemia qual é o melhor investimento a fazer?

Atualizado: 22 de jul. de 2020

A pergunta é complexa e o Instituto O Grito rede Gerando Falcões aposta em uma resposta: o melhor investimento é sempre nas pessoas.


Ribeirão das Neves, 07/07/2020


O Instituto O Grito rede Gerando Falcões, em junho de 2020, retomou as atividades de qualificação profissional e tem ofertado para o público alvo da ONG dois cursos profissionalizantes: Trilhas do Empreendedor e Maquiagem, este em parceria com a Vult Cosmético. Com aulas online, como recomenda o momento, a distância física foi minimizada por muita interação, em que a teoria e prática, garantem o aprendizado a 40 alunos e nos mostra mais uma vez a importância de investir nas pessoas, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade.

Em um cenário de instabilidade e incertezas, a sociedade se vê obrigada a se reinventar e lutar contra um novo inimigo, o Coronavírus, mas junto com esta luta que é todos, o Instituto O Grito rede Gerando Falcões também tem batalhado para se manter firme na missão que apresenta: que é mudar a história, dar voz e reconhecimento as periferias.

Não há caminho único e nem fórmula mágica para transformar territórios pobres e negligenciados pelo Estado, mas é inegável o poder da educação nesta empreitada. Nelson Mandela, já dizia: “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.” É nisso que desde a sua fundação O grito tem apostado, a ONG se formou com pouco espaço físico e com recursos financeiros limitados, mas sempre teve a educação e as pessoas como protagonistas

O trabalho continuou durante a pandemia e uma verdadeira força tarefa foi criada para que os cursos chegassem naqueles que mais precisam. O Instituto O Grito rede Gerando Falcões teve que inovar em seus métodos e agora tem realizado formações, exclusivamente, pelos meios digitais.

Os cursos ainda estão em andamento, mas os resultados e o impacto já são perceptíveis e sobre isso a colaboradora do Instituto O Grito, Stephanie Costa, conta:


“Nossa turma de maquiagem tem 20 alunas, as meninas estão muito engajadas e participativas. Por ser o nosso primeiro curso online as dificuldades observadas foram mínimas. O professor tira dúvidas aos sábados de 9h00 às 11h00 horas da manhã. As alunas estão encantadas com as aulas e os resultados que compartilham no grupo são de qualidade. Já conseguimos perceber melhorias nas técnicas de uma aula pra outra, é incrível!”, afirma a responsável pelo setor de Qualificação Profissional da ONG.

O curso de Maquiagem visa também a inserção no mercado de trabalho, especialmente pela prestação de serviços direta a clientes, ferramentas e técnicas são ensinadas para que a formação garanta a geração de renda. E este também é o objetivo do curso Trilhas do Empreendedor.



“Nossa turma iniciou nesta segunda-feira(06/07) também com 20 alunos dentre eles homens e mulheres. Estamos com muitas expectativas no curso já que o nosso objetivo principal, nesse período de pandemia, é formar novos empreendedores dando a eles a oportunidade de terem o seu próprio negócio de forma correta para gerarem novas fontes de renda”, conta Stephanie Costa.

Os cursos ofertados possuem carga horárias distintas, mas ambos tem previsão de encerramento em agosto. Assim, em breve os alunos estarão comemorando o desenvolvimento pessoal e profissional, promovido pelo Instituto O Grito rede Gerando Falcões. Apostar na educação é sem dúvidas investir nas pessoas e esse é o empreendimento mais importante e rentável que existe, já que o resultado é um mundo melhor e isso não tem preço, mas tem muito valor.



57 visualizações0 comentário
bottom of page